História do Projecto

O Projecto de Intervenção Precoce de Torres Novas surgiu da iniciativa de alguns profissionais da Educação, ligados à extinta ECAE (Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos) de Tomar.

Estes elementos entraram em contacto com o Jardim de Infância de S. Pedro, no sentido de averiguar o seu interesse em participar num Projecto de Intervenção Precoce. A resposta por parte do Jardim de Infância foi positiva.

A partir daqui, foi convocada uma reunião com os diversos parceiros locais (da área da Saúde, Reabilitação, Educação e Acção Social), com o objectivo de se esclarecer em que consistia a Intervenção Precoce e a possibilidade de se desenvolver um projecto desse âmbito, no concelho de Torres Novas. Todos concordaram que seria vantajoso para o concelho a implementação de um projecto deste tipo, tendo ficado acordado que o Jardim de Infância de S. Pedro reunia as condições necessárias para ser a entidade promotora do mesmo.

O próximo passo traduziu-se na elaboração do Projecto de Intervenção Precoce pelos elementos da Educação e pelo Jardim de Infância de S. Pedro e na, consequente, candidatura, em 2002, ao financiamento por parte da Segurança Social.

Esta candidatura foi aceite em 2004, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Atípico entre o Jardim de Infância de S. Pedro, a Segurança Social e os diversos parceiros locais.

Não obstante, esta candidatura apenas ter sido aprovada em 2004, o Projecto iniciou logo o seu trabalho em 2002, já com todos os parceiros e profissionais envolvidos.